Páginas

26 dezembro 2014

O 8º mês da Carol + Crise de Separação + A Primeira Viagem

 Ana Carolina em seus 8 meses:


- Ganhou o 3º dente! Dessa vez foi o primeiro de cima e não foi do meio, o primeiro canino nasceu e os outros de cima estão todos marcadinhos. Ela não teve febre, diarreia, GRAÇAS A DEUS. Não precisei medicá-la. Passou alguns dias irritada por conta da gengivinha inchada;
- Ainda está firmando para sentar sozinha, já fica uns minutos mas logo cai;
- O cabelo cresceu. Acho que a fase careca chegou ao fim! rsrs;
- Que eu me lembre, ela provou melancia. Ainda não fiz  caldinho de feijão preto. Por enquanto, lentilha e feijão branco, estão aprovados;
- Está faladeira. Muito dádádá, báá, mé, né, ééé, ah tá...
- Está cantando! Do jeito dela mas está. Eu canto e ela me acompanha. Preciso dizer que choro de emoção?
- Continuou arisca com pessoas estranhas e alguns conhecidos; Aqui eu acho que foi a tal Crise dos 8 meses, também conhecida como Crise de Separação/Angústia.

Pra quem ainda não sabe, os bebês passam por muitas fases e marcos de desenvolvimentos, os Saltos e Picos de Crescimento, que já comentei aqui no blog. Essas fases denotam aprendizados e mudanças de comportamento mais específicas. Pode durar alguns dias, ou semanas. Marcam conquistas de novas habilidades e períodos em que os bebês ficam emocionalmente instáveis, solicitando a mãe mais do que o 'normal'. Depois de muitos estudos, pesquisadores da área conseguiram montar uma tabela que relaciona a idade da criança x mudanças que vão acontecer. Claro que isso não uma coisa exata, porque o ser humano é cheio de complexidades, mas funciona com a maioria e pode ser usado como um referencial, principalmente para nós mães. Seu filho mudou de comportamento do dia para a noite? Passou a querer mamar mais do que  o costume? OU pra piorar nosso estado, ele NÃO quer mamar?! Antes de você achar que está fazendo algo errado, que o bebê está passando fome, ou que ele está com algum problema, pesquise e descubra se não é apenas uma fase! Depois que você os Saltos de Desenvolvimento e Picos de crescimento, muita coisa vai fazer sentido no dia a dia do seu bebê.
Leitura Recomendada: Marcos de Desenvolvimento

Pois bem, a 'crise dos 8 meses' é um período bem difícil. Não precisa começar exatamente no 8º mês, estudos apontam o começo aos 6 meses, intensificando aos 8, foi assim com a Carol. Juntou com o nascimento dos dentinhos.Uma coisa puxa a outra e... tadinha. Não foi nada fácil para ela.
Nessa fase, o bebê se dá conta que ele é um ser independente da mãe. Quando nasce, o bebê não se vê único, ele pensa que é parte da mãe, assim como era a vida dentro da barriga.
aqui já podemos entender o motivo de muitos choros não é?!

Quando alcança esse entendimento, fica então, emocionalmente instável, ansioso. Agora vai ter que aceitar que tem seu próprio corpo e isso vai levar um tempo.  A Carol não pode sentir que está sozinha. Se ela não me ver, chora imediatamente, com vontade. E aqui estou eu, um poço de paciência e carinho, tentando apaziguar o medo e a insegurança da minha pequena. 
e muito peito & colo, receita infalível!

As pessoas ao redor sentem a mudança também. Aqui, muita gente está tendo que se conformar em ter que interagir com a Carol de longe. Paciência é a palavra desse momento.


--

E pra fechar mês e começar o 9º, nós tivemos o privilégio de fazer nossa Primeira Viagem de Família!

Fizemos uma viagem curta para a praia de Bombinhas/SC. Foi muito gotoso, eu estava ansiosa por este dia, queria levá-la para ver o mar. Parte da viagem eu contei AQUI, todo o esquema da alimentação da Carol. Sim, fiz todas as papinhas e transportei em uma caixa térmica. Aí eu só pedia para esquentar no restaurante ou na pousada. Deu muito certo.
A viagem até que foi tranquila. Ela ficou impaciente em alguns momentos, mas consegui contornar e fazê-la dormir. A Carol gostou de viajar mas da praia, ela não gostou não, rsrsrs. Ficou com bastante medo da areia (ela detestou o contato com a areia!) e de molhar o pezinho na água (ela odiou, na verdade, rsrsrs). Tentamos colocar ela na jacuzzi, quem sabe com  água quentinha né.... Mas no primeiro dia, impossível. Mas ainda bem que teve o segundo dia...Aí sim ela tomou gosto pela coisa!

Iniciando os trabalhos, com protetor solar!
Eu usei do O Boticário para bebês, e gostei bastante!
Provando maiô


Pronta para passear

Pronta para almoçar

Pronta para divar na praia



A pequena e linda prainha/Praia do Trapiche de Bombinhas


Assim, ela gostou da praia, longe da areia e da água, hehe

Divando no mercado

Café da manhã

Agora sim, curtindo a jacuzzi!


E aí, que tivemos a oportunidade de descer mais uma vez no fim de semana seguinte! Aí, a Carol já com 9 meses: 








Dias deliciosos!

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário!