Páginas

16 dezembro 2014

Produção de Papinhas 'salgadas' e Levando para viagem

Na passagem do oitavo para o nono mês de vida da Ana Carolina, nós fizemos nossa primeira viagem em família. Mas deixo para contar no próximo post, de 8 meses!
Foi uma viagem curta, mas aproveitei a experiência para fazer alguns registros das papinhas que fiz para essa ocasião (nada diferente do dia a dia), e quero contar como transportei as papinhas caseiras e o uso fora de casa.

PRODUÇÃO DE PAPINHAS
Apesar de ficar em casa, não consigo cozinhar durante o dia. Então, eu faço tudo à noite e congelo em pequenas porções. Alguns itens 'de base' para as comidinhas eu deixo em potes separados, para usar aos poucos,(quando não tenho muto tempo) outros eu preparo na hora, junto com o que já estava congelado.  Para a armazenagem (seja na geladeira, freezer, pra levar por aí), o ideal é usar vidro com tampa de plástico. Eu uso vidro e plástico, mas estou abandonando o plástico, à medida que adquiro mais vidros. Sempre cozinho e congelo para durar 1 semana e meia (no máximo). Ou seja, toda semana, eu vou ter uma noite de bastante trabalho, picando, cozinhando, processando, refogando e separando várias refeições. Nos outros dias eu só esquento, ou cozinho uma gema para acrescentar na hora, ou se eu quiser, faço outro refogado bem prático para juntar algum alimento fresco que cozinhei no dia. E sempre tenho temperinhos frescos na geladeira.
É trabalhoso mesmo, mas vale a pena, nos outros dias eu fico livre e confesso que peguei gosto pela coisa.

E as combinações de sabores? Essa é parte boa. Eu adoro combinar. Aí vai do critério e da criatividade de cada mãe. Levando em conta o gosto do bebê, é claro! Me dá uma satisfação imensa ver quando a Carol gosta de algo que fiz com tanto carinho pra ela.

Quem me acompanha aqui e pessoas próximas a mim, sabem que não sou adepta das papinhas industrializadas. Quando decidimos viajar, considerei a hipótese de experimentar uma papinha orgânica/artesanal (sei de duas franquias que tem aqui em Curitiba), mas o preço é bem alto. Então pensei

 - Eu faço e levo, ué! Não deve ser um bicho de 7 cabeças.

E não é mesmo!
Vamos para a parte prática. Fotografei um pouco do que preparei para a viagem e para o dia a dia.

 Sempre tenho um mix de legumes prontos, que vario toda semana
- batatas (baroa, inglesa, doce)
- inhame
- cenoura
- abobrinha
- abóbora
- couve
- espinafre
- beterraba
- xuxu
e outros.

Escolho alguns desses legumes pra fazer uma base 'engrossante', mas sempre separo os mesmos para ter picadinho para ela mastigar. Fiz um creme de xuxu com um pouco de batata salsa, que dá um sabor maravilhoso:

Usei um pequeno processador. Mas pode ser qualquer aparelho ou  manual mesmo.
O processador dá a consistência de creme, amassando teria mais cara de purê.


Creme pronto.
O mesmo eu faço com lentilha/feijão.

E também, sempre tenho carnes prontas (cozidas e processadas ou bem picadinhas)
- músculo
- frango
- fígado
mas não fotografei

Este é o preparo de uma papinha vegana de lentilha com legumes:
Primeiramente, desculpe ter que mostrar minha panela velha, mas não interessa se ela é coroa ♫ hahahahahahaha

Um fio de azeite de oliva + alho poró + alho comum e refoguei.


Joguei uma porção de lentilha congelada e o mix de legumes que eu já tinha pronto, juntei cheiro verde.e deixei ferver. Daqui pra frente,  a consistência é gosto pessoal  Depois, acrescentei um pouco de creme de lentilha que eu tinha pronto também, para engrossar. Ficou uma papa bem encorpada. 


E daí, eu esqueci que estava fotografando o passo a passo, e só lembrei de fotografar tudo pronto para congelar.

Da esquerda para a direita:
1) Frango com mix de legumes com um refogado de tomate processado + alho + louro e creme de xuxu com batata salsa;
2) Lentilhas com legumes, que fotografei o passo a passo;
3) Abóbora com músculo processado e mix de legumes, tudo refogado com temperinhos básicos  (ELA ADORA ESSA)

.
Esperei esfriar e congelei.

TÁ MAS E PRA VIAGEM?
Fiz algumas pesquisas e as melhores dicas que encontrei foi no blog Macetes de Mãe. A Shirley, autora do blog, ensina a armazenar as papinhas em saquinhos para armazenar leite materno (acha em farmácia), assim sobra mais espaço para mais papainhas, e a utilizar bolsa uma térmica pequena, para caber no congelador do frigobar do hotel. Para manter o congelamento durante a viagem, ela usou uma bolsinha de gel e uma placa de água do climatizador. Se você vai pra ficar muitos dias e/ou na casa de alguém eu acho que a ideia de armazenar em saquinhos é uma boa mesmo. Independente disso, tem que levar potes para esquentar. No fim das contas eu não segui dica de ninguém e adaptei para a minha necessidade. Como não encontramos uma bolsa pequena, meu marido chegou em casa com uma caixa térmica de 5 litros. Ok, não parece muito prático mas pra nós foi legal porque acabamos usando para levar outras coisas que queríamos. Eu também tenho placas de água de climatizador então, coloquei na caixa térmica e acomodei os potinhos. Calculei 2 refeições salgadas por dia (almoço e jantar) e ainda levei mais 2 extras. E as frutas ela comeu no café da manhã, entre as refeições ou como sobremesa.
A vigem de ida durou 4h30min e tudo chegou perfeitamente congelado. Na pousada, eu tirei os potinhos e guardei no congelador do frigobar. Pedi para esquentar no restaurante ou na cozinha da pousada, e deu tudo certo. Levei um potinho extra para preparar frutas na hora (comprei uma manga e usei as frutas do café da manha da pousada). Bem tranquilo!!!

Dando almoço antes de sair. =)


E você, como faz na sua casa? 
Tinha muitas dúvidas sobre isso? Gosto de me inspirar no blog As Delícias do Dudu para aprender receitas, recomendo para todas as mamães! 

Quero aproveitar o meu espaço para defender as opções caseiras e mais saudáveis. Não serve apenas para as mães que ficam em casa, como disse lá no início, não é porque estamos em casa, que temos todo o tempo do mundo pra pilotar fogão. Eu sei de mães que trabalham fora e fazem o mesmo que eu, cozinham à noite. É uma questão de vontade, esforço e colheradas generosas de amor, e pronto. Com amor, não tem peso. Eu amo fazer isso para ela.
 Sei que é uma opção de cada um e eu respeito mas, minha opinião é essa: o mundo está cheio de conservantes químicos demais.  Há anos, estão empurram produtos químicos goela abaixo do ser humano desde o ventre, muitas vezes, sem necessidade. E a gente cresce achando que isso é natural, e o que realmente é natural e BOM, soa inviável, retrógrado, insuficiente. Será mesmo? 
Reflita. :)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!